CIRCULAR N. 06/2021 – 08/03 – IRPF 2021

São Paulo, 08 de Março de 2021

.

Prezado Cliente,

Entramos no mês de março e, como de costume, iniciou-se o prazo para declaração de imposto de renda pessoa física 2021. Abaixo relação de documentos necessários para a declaração de imposto de renda pessoa física 2021:

• Informes de rendimentos recebidos das fontes pagadores (exceto informes das instituições que prestamos assessoria, pois já pegamos do sistema), ou seja, das empresas que trabalhou em 2020;
  • Caso tenha recebido auxílio emergencial e tenha rendimentos a partir de R$ 22.847,76 (já incluso valor do auxílio emergencial);
  • Informe de rendimentos do INSS (no caso de quem recebe benefícios previdenciários) ou de entidades de previdência privada. Caso não possua o informe, informar o número do benefício que retiramos pela internet;
  • Informe de rendimentos financeiros fornecidos por bancos (normalmente retirados pela internet quando não enviados via correio);
  • Informes de pagamentos de contribuições a entidades de previdência privada (VGBL/PGBL);
  • Informe de documentos da Nota Fiscal Paulista;
  • Cópias de recibos/notas fiscais recebidos de médicos/dentistas/hospitais/clínicas e os fornecidos por você (no caso de autônomos e profissionais liberais);
  • Recibos de aluguéis pagos/recebidos em 2020;
  • Declaração ou recibos de pagamento de despesas com ensino dos dependentes ou do próprio contribuinte (é preciso constar nome e CNPJ dos estabelecimentos de ensino);
  • Nome completo, data de nascimento, CPF (independentemente da idade) e tipo de dependente (filho, cônjuge, companheiro, etc.);
  • Escrituras ou documentos de compromissos/financiamento de compra e/ou venda de imóveis/terrenos adquiridos/vendidos em 2020;
  • Documentos de compra e/ou venda de veículos em 2020 (obrigatório informar marca, modelo, placa, nome, valor, RENAVAM e CPF/CNPJ do comprador/vendedor);
  • Documentos de compra de veículos/bens por consórcios em 2020;

Os documentos deverão ser enviados para o e-mail: [email protected]

O prazo para entrega da declaração de imposto de renda de pessoa física iniciou em 01/03/2021 e termina em 30/04/2021. Os contribuintes precisam ficar atentos e juntar o quanto antes os documentos e informações para não perder o prazo. A multa por não entrega da declaração é equivalente a 1% ao mês do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo 20% do imposto devido, além de juros proporcionais à taxa Selic. O contribuinte que não efetuar a transmissão da declaração dentro do prazo ainda corre o risco de ter problemas no CPF.

Entre em contato conosco o quanto antes e antecipe-se a qualquer problema que possa ocorrer para transmissão da declaração. Os clientes que enviarem os documentos no mês de março terão desconto no valor do serviço.

.

Atenciosamente,