O planejamento estratégico de marketing segue sendo uma das principais ferramentas na construção do processo que engloba o desenvolvimento e a gestão de todo e qualquer modelo de negócios que busque o sucesso. O que, certamente, acontece da mesma forma para as escolas de pequeno, médio ou grande porte.
O Planejamento é o recurso essencial para a correta estruturação do processo empreendedor, visto que a administração efetiva (e bem-sucedida) é absolutamente indispensável para todas as escolas que ambicionam prosperar.
Os ganhos aos estabelecimentos que se mantém com sua modelagem e com o seu planejamento em dia são inúmeros, assim como as perdas no caso daqueles que os negligenciam são, na maioria dos casos, imensuráveis, podendo acarretar no encerramento de toda a operação, ainda que ela esteja acontecendo.
Há quem confunda Marketing de conteúdo especialmente em se tratando das divulgações em canais e mídias digitais com o planejamento estruturado, estratégico e funcional. Entenda: as ações devem acontecer sim e com recorrência. Ter, manter e crescer a presença digital da escola é, sem dúvida, importante e inerente ao processo de expansão da marca.
Contudo, contratar um profissional ou uma agência que atue somente com o operacional (a exemplo dos serviços de conteúdo para mídias sociais desconectados do estratégico) sem associação com o planejamento de Marketing da instituição, é um grande erro, pois você estará transformando o que deveria ser um investimento, em custo para o seu negócio.
É fato que existem importantes iniciativas que favorecem o posicionamento das instituições de ensino, diante de seus mercados-alvos e que, seguramente, solidificam planos que façam parte dos objetivos da escola. No entanto, definir tais métricas e manter este alinhamento entre o estratégico, o tático e o operacional, é o que irá sustentar as ações, favorecendo aos melhores resultados. E, por consequência, o que fará a escola se desenvolver. Estar em dia com o seu conteúdo, observar minuciosamente todas as ações e comunicações disseminadas em seus canais digitais, estando orientado à inovação e as principais tendências, são medidas que devem ser consideradas pelos gestores e administradores das escolas.
Ainda assim, ter um olhar para o estratégico, mantendo-se no foco dos objetivos essenciais da organização, deve ser um fator de especial atenção, antes das tomadas de decisão em relação aos projetos que estarão visíveis ao mercado. Como consultora especializada nas áreas e em projetos orientados ao Planejamento Estratégico e ao Marketing de Serviços, aproveito para sugerir aqui algumas dicas, para que você possa explorar iniciativas de maneira efetiva, na busca pelo crescimento da sua escola:
- Defina metas e objetivos
Inicie o planejamento, estabelecendo quais objetivos serão perseguidos com as ações de marketing. Isso é fundamental para que as iniciativas façam sentido e sejam executadas de forma coerente com o posicionamento da marca, sendo funcional para o crescimento do negócio. - Conheça bem a empresa
Invista tempo suficiente na estruturação do modelo de negócios. Nenhum serviço é commodity. Ou seja, nenhuma escola é igual à outra ou deve seguir padrões. Estruture a instituição de acordo com os seus valores e faça com que tudo esteja alinhado, da idealização à execução dos planos táticos. - Persona
Em Marketing, chamamos os nossos mercados-alvo de Persona. E passamos, atualmente, a observá-los de maneira mais contemplativa. Analisamos os seus desejos, expectativas e necessidades, pensando em possibilitar uma experiência que seja memorável, e não apenas a tradicional “prestação do serviço”. É isso que diferencia instituições e marcas. Conheça bem cada uma das suas personas e ofereça as melhores soluções. - Estabeleça um Plano de Ação com datas e programe o que deve acontece, como e quando.
Com metas, objetivos e público já definidos, o próximo passo é montar um cronograma de ações a serem cumpridas, observando a maneira como elas deverão acontecer e em que tempo/prazos. - Defina o orçamento para garantir que ele esteja coerente com planos traçados
O correto planejamento considera os investimentos diretos e indiretos para cada iniciativa. Seja detalhista e busque pensar de maneira abrangente, para não errar na projeção financeira, comprometendo os resultados. - Revise, frequentemente, os objetivos, as métricas e seus resultados
Uma gestão efetiva é aquela que é feita de maneira recorrente. Como costumamos dizer aos nossos clientes, o planejamento é vivo. Ele deve fazer parte de toda decisão, sendo revisitado sempre e quantas vezes forem necessárias. Tenha em mente que trabalhar todo este processo de maneira profissional é o que garantirá os melhores resultados ao seu negócio.
VIVIAN BARAVELLI | MARKETINGMINUTO.COM.BR