POR ANDRÉ ALVES
Costumo dizer que a configuração gerencial de uma escola é constituída por 5 pilares, sendo eles: estratégia, finanças e contabilidade, marketing, operações e gestão de pessoas.
Diante dessa estrutura, o grande desafio para o gestor escolar é de equalizar as suas ações para que todas as áreas estejam operando de forma sinérgica e funcional.
Com a complexa rotina de uma escola, é totalmente real e aceitável que um ou outro pilar esteja precisando de atenção adicional.
O grande problema é quando as métricas que permitem a avaliação destes pilares não fazem parte da gestão estratégica do administrador da escola. Isso pode ocorrer por falta de conhecimento, tempo disponível ou capacidade técnica para realizar o diagnóstico do negócio.
Com as incertezas do ano que está por vir é altamente recomendável que todas as escolas independentemente do porte ou modelo educacional façam a sua auto avaliação estratégica para que tenham embasamento sólido para nortear as decisões ao longo do ano que está por vir.